Legislativo

A Câmara Municipal de Açailândia inicia a Campanha Nacional Março Amarelo e Lilás buscando conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose, doenças que afetam particularmente as mulheres.
Câncer do colo do útero:
O câncer é causado pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV). Tabagismo, uso prolongado de anticoncepcionais e múltiplos parceiros em relações desprotegidas são fatores de risco para a doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Sendo importante que as mulheres à partir dos 25 anos, realizem o exame preventivo de maneira frequente.
Endometriose
A endometriose é uma inflamação no sistema reprodutor feminino. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 7 milhões de brasileiras sofrem com a doença. Os principais sintomas da endometriose incluem cólicas menstruais muito intensas; desconforto durante as relações sexuais; dores e sangramentos intestinais e/ou urinários no período menstrual e problemas para engravidar. Atente-se e Previna-se!!
  • 01/03/2023