Câmara de vereadores recebe demanda do Conselho da Pessoa com Deficiência de Açailândia

“Estamos apenas pedindo que os nossos direitos sejam respeitados", disse a vice-presidente do Comdipe

O presidente da Câmara, Feliberg Melo (Republicanos) e as vereadoras Robenha Maria (PL) e Thaís Brito (PDT) receberam, na manhã da quinta-feira (01), a presidente Ivanise Mota Compasso e a vice-presidente Ana Hélia do Conselho da Pessoa com Deficiência (COMDIPE), com o objetivo de apresentar os problemas de acessibilidade encontrados no município. Estiveram presente também o advogado Herno Sorvos e demais conselheiros.

Na demanda apresentada, os representantes do Comdipe, solicitava a fiscalização das obras no município, como reforma e construção para que tenha acessibilidade para os cadeirantes e cegos, além de interprete de Libras nas unidades básicas de saúde (UBSs). “O Plano Diretor está sendo feito, pedimos que vocês olhem com cuidado e carinho para as nossas necessidades. Hoje, principalmente nos prédios públicos, não conseguimos sequer usar um banheiro pela falta de acessibilidade, estamos apenas pedindo que os nossos direitos sejam respeitados", disse a vice-presidente do Conselho, Ana Hélia.

A vereadora Robenha Maria colocou-se à disposição no que for necessário e agradeceu pelo empenho de cada um, não somente dos cadeirantes, como também dos cegos e surdos que lutam pelo direito de ir e vir.

O presidente Feliberg afirmou que entende a situação, pois acompanha diariamente a luta de uma prima cadeirante, e que já sofreu, diversas vezes, acidentes pela falta de rampas nas calçadas.

• 06/07/2021