Comissão de Finanças recebe proposta de emendas ao projeto da LDO através da Rede Cidadania

Foram apresentadas cinco propostas de emendas relacionadas a transparência e o controle social CFEM

A Comissão de Orçamento e Finanças recebeu na manhã de ontem, segunda-feira (23), propostas de emendas ao projeto da LDO através da entidade Rede Cidadania. O encontro aconteceu na Sala de Reunião da Câmara de vereadores, sendo mediada pelo presidente da comissão, vereador Dênes Pereira (PT).

Foram apresentadas cinco propostas de emendas relacionadas a transparência e o controle social sobre a utilização da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) na cidade de Açailândia. CFEM é uma verba de contraprestação paga aos estados e municípios devido a exploração econômica de recursos minerais da região.

Entre as propostas apresentadas pela entidade, estão:

·      Alteração do Artigo 3º, com a inclusão do parágrafo que deve identificar quando o recurso é proveniente da CFEM e a designação da fonte do recurso;

·      Alteração do Artigo 5º, com a inclusão do inciso que apresente a relação dos projetos e atividades com valores e fonte do recurso proveniente da CFEM;

·      Alteração do Artigo 8º, com a inclusão do inciso, a apresentação da fonte de receita específica com numeração própria quando for de transferência do governo federal a título da CFEM;

·      As demais alterações ocorrem no Anexo 1 com acréscimo na redação e inserção de quadro de prioridades serem financiadas com recursos da CFEM. 

O encontro é resultado da audiência com as entidades e sociedade civil para discutir o Projeto de Lei nº 004/2021, a LDO 2022, onde a Comissão de Orçamento e Finanças colocou-se à disposição para receber as entidades e suas demandas.

Participaram da discussão os membros da Comissão, vereador Dênes Pereira (PT), e vereadora Thaís Brito, a assessoria do vereador Lucas Alves, representando o parlamentar, o procurador geral da Câmara, Ricardo Melo, e os membros da Rede Cidadania, Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi, Renato Paulino Lanfranchi e Ericeira Neto.

As propostas serão analisadas e apresentadas em plenária para apreciação e votação dos demais parlamentares. 


Assessora: Renata Almeida de Araujo
Texto: Rafaete de Araujo 
Foto: Jecksom Pereira 

_______________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA
ascom@cmacailandia.ma.gov



  • 24/08/2021
  • Jecksom Pereira
  • Assessoria de Imprensa