Vereadores visitam carreta da Mulher Maranhense na cidade

O presidente da Câmara, Feliberg Melo (Republicanos), acompanhado das vereadoras Robenha Maria (PL) e Thaís Brito (PDT), e dos vereadores Dênes Pereira (PT) e Demazim (PP) visitaram nesta terça-feira, 14, a carreta da Mulher Maranhense, que se encontra estacionada na praça Pioneiro, no Centro de Açailândia.

Segundo os vereadores, o objetivo da visita foi conhecer de perto os serviços itinerante em prol da saúde oferecido pelo programa. “A vinda da carreta da Mulher Maranhense para nossa cidade é uma luta pela melhoria do bem estar e saúde da mulher açailandense, pois percebemos a dificuldade da realização de atendimentos como mamografia e prevenção no município”, observou a vereadora Robenha Maria.

Na oportunidade, a Câmara de vereadores ofereceu um café da manhã as mulheres que aguardavam atendimentos, aos voluntários e a equipe especializada da carreta da Mulher Maranhense, com o objetivo de tornar o momento mais acolhedor a todos.

A vinda da carreta da Mulher Maranhense é resultado da indicação da deputada Daniella Tema (DEM), após solicitação dos vereadores Lucas Alves (PODE), Robenha Maria, Thaís Brito, e Odacy Miranda (PTB) em visita ao Legislativo Estadual. A ação foi bem recebida pela comunidade. “Quando chegamos já tinha muitas mulheres aqui, elas são muito animadas, a gente percebe como elas querem receber os atendimentos e o quanto ficam felizes quando consegue uma senha, gostaríamos de atender a todas, mas temos um quantitativo, nossa maior alegria é ver a felicidade no rosto delas”, ressaltou a voluntária e auxiliar a administrativa, Cassia Bruna Silva.

A carreta está estacionada da praça Pioneiro e oferta os serviços de preventivos, mamografia, testes rápidos, aferição de pressão, teste de glicemia e palestras de combate à violência contra as mulheres, direciona ao público feminino, como afirma o coordenador da carreta, Arlindo Abraão. “A carreta da Mulher está aqui na cidade desde ontem, direcionada ao público feminino, visa levar serviços de saúde as mulheres que não tem condições de conseguir um serviço como este, como mamografia, preventivo, então o Governo do estado disponibiliza está carreta para está fazendo este serviço itinerante nos municípios tanto com saúde como informações”, afirmou o coordenador Arlindo Abraão.

O atendimento da carreta se estende até as 17h, desta terça-feira. As mulheres podem se direcionar, no início da tarde, até a praça Pioneiro e está retirando a senha para receberem o atendimento. Os resultados dos exames de prevenção e mamografia serão entregues, no prazo de 30 dias, pela secretária de Saúde de Açailândia.

• 14/09/2021
  • Jecksom Pereira